quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sexto Mêsversário

Domingo Enzo completou meio ano de vida, e aquilo que seria apenas um domingão morgando em casa, acabou virando uma festinha com direito a bolo e tudo. Graças a meu irmão que ligou no sábado a noite perguntando se poderia trazer uma picanha para fazer um churras...e, como aqui em casa, Picanha, Costelinha, Maminha, Fraldinha....qualquer carninha é bem-vinda, o negócio virou um churrascão, aí passamos na padoca e compramos um bolinho e virou festinha.

Primaiada reunida, com direito até a presença ilustre de Giovanna no alto de seu quase um mês de vida, gente como ela é pequenininha, uma graça, e pensar que o Enzo já foi daquele tamanho, perto dela ele está enorme. Só assim para percebermos como nossos filhos crescem. Acho que aquela coisa que nossos pais tinham de achar que sempre somos crianças é a mais pura verdade...estou sentindo isso na pele.

Aproveitei a presença da minha cunhada, e fizemos um treinamento intensivo em papinhas...estava precisando :-). Ele também experimentou a papinha salgada pela primeira vez no domingo, ele fez careta, mas acostumou com o gosto e comeu bastante até, eu experimentei e estava ruiiimmmm (segui a orientação da médica e só "mostrei" o sal)...hahahah tadinho, depois do treinamento ela ficou com um saborzinho melhor, e a papinha de ontem estava mais gostosinha.

Ele já...
- Senta sozinho, por alguns instantes até se equilibra, e tomba para um dos lados.
- Me chama, quando não estou olhando para ele faz "Uuumm - Uummmm"
- Come frutinhas;
- Estreiou nas papinhas salgadas;
- Gargalha com coisas que nem imaginamos...adora que eu cante pra ele, nem que seja o "nananã";
- Distribui sorrisos por onde passa, deixa a mulherada toda babando...;-) é um gatinho mesmo hihihi;
- Rola para lá e para cá, quase vira de bruços sozinho;
- Já aperta botõezinhos coloridos dos brinquedinhos;
- Segura o copo quando toma água ou suquinho, assim como puxa a nossa mão com a colher para dar comidinha;
- Mama fazendo carinho no rosto da mamãe, uma dilícia;
- Estica a mãozinha, para "pegar" alguma coisa que está longe, e fica "pegando" o nada;
- Olha para tudo que estamos comendo com a maior carinha de vontade, e fazendo movimentos de mastigando com a boquinha, papai fica morrendo de dó e quer dar tudo que estamos comendo pra ele, nessas ele já experimentou sorvete, açaí....e quase uma coxinha de frango...hehehe eu que tenho que tirar papai de perto senão ele apresenta mesmo a tudo que é de comer...lógico que só molhando a boquinha dele com um pouquitito de nada.

Enzo, papai e mamãe estão muito felizes pela sua presença conosco nestes 6 meses, você mudou completamente as nossas vidas para melhor, e nos faz feliz a cada minuto, com cada soriso, cada gesto, cada carinho. Que Deus continue te abençoando e que você seja sempre esse menino simpático e feliz. Amamossss muitttooo você!!!

Enzo e Giovanna pitininha de tudo

A primeira gororoba papinha.

Cortando o bolo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

E mais mudanças...

Dessa vez fui eu quem mudou...heheh mudei o cabelo novamente. Já estava de saco cheio de andar com ele preso pra cima e para baixo, e quando tentava soltar tinha um cabelo todo marcado...u ó. Então tosei...tah bem curtinho...o corte não ficou exatamente como eu queria, mas vamos ver depois de lavar....pq mão de cabeleireiro é milagrosa né, o cabelo sai de lá lisinho lisinho....só depois que vê água é que sabemos como que vai ficar de verdade!!

Hoje estou quebradaça....ontem fomos a casa da vovó para eu resolver algumas coisas e entre elas o cabelo...cheguei meio tarde, Enzo demorou a dormir, eu acordei de madrugada e não conseguia mais pegar no sono...agora eu sinto exatamente quando dizem que a criança fica "agitada" quando sai da rotina...pois eu fico assim quando vou a SP...chego em casa totalmente cansada e nunca consigo dormir direito. Pelo menos o Enzo depois que pegou no sono foi direto até hoje de manhã.

Essa semana além da mudança de horário, ele também está com saudades do papai, que andou cheio de compromissos a semana inteira, e quando chegava Enzo já estava dormindo... e hoje não será diferente, ainda bem que hoje é sexta e amanhã ele terá o papai todinho pra ele.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tudo novo dinovo...

É certo que o horário de verão deixa todo mundo meio "desregulado" eu particularmente adoro o horário de verão, pois os dias ficam mais longos e temos mais horas de sol brilhando no céu. Me sinto renovada quando acordo e vejo aquele céu azulzinho, e  o sol brilhando. Agora quando você tem um bebê em casa, esse horário pode não ser tão legal.
Aqui em casa por exemplo, Enzinho se perdeu grandão na hora de acordar...ele estava acordando religiosamente 7:00/7:30...agora, ele já acordou 6:30 (antigo 5:30) na segunda-feira, 8:00 (antigo 7:00) na terça e 9:00 (antigo 8:00) hoje...ou seja, bagunça total...e na hora de dormir, não está sendo diferente...estávamos seguindo uma rotina de 18:30 ou 19:00, banho - mamá - cama. E estava funcionando perfeitamente, essa semana dou banho, mamá, e um dia ele dorme em seguida, no outro enrrola até pra dormir. Neste caso acho que quem se perdeu fui eu...Hoje mesmo, ele estava irritadíssimo de sono às 18:00..dei banho, mamá e coloquei no berço...ele durmiu...30 minutos, e está aqui olhando para minha cara...são quase 21:00....

Outra coisa que mudou também foi a rotina escatológica do menino...antes das frutinhas, ele fazia de 3 a 4 cocôs por dia...agora ele faz 1, no máximo 2, e eu estou dando apenas frutinha pela manhã. Ontem e hoje mesmo eu dei papinha de manga, ele gostou, mas deu muitos gases. Minha sogra disse que esta madrugada ela acordou as 4:00 da matina com os puns do garoto...aiiaiaiai, ainda bem que não ficam presos, mas imagina quando esse menino crescer...heheheh

Domingo ele completa 6 meses, e pretendo iniciar o almoço...a pediatra nos indicou a alimentação de 2 em 2 horas, mas ainda estou meio perdida com isso...to vendo que quando introduzir a janta, vai acabar cortando uma das mamadas...mas vamos lá né...quando começar a gente vai se acertando. São tantas dúvidas em relação à alimentação...uma delas é como que vou preparar as papinhas e deixar congeladas....cada alimento separado, ou tudo junto? No início a gente faz fresquinha, mas ficar no figão todo dia/toda hora não rola né?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Happy Stuff

Gentes uma amiga aqui do mundo virtual, está seguindo a tendência das mamys empreendedoras e está começando um negócio próprio, eu super apóio a iniciativa dela, além do que ela está fazendo coisas fofíssimas e úteis para nós mamys.

Dêem uma espiadinha lá:

http://behappystuff.blogspot.com/

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Coisas que só um bebê apronta com você...

e você ainda dá risada da situação!

Terça-feira 12/10/2010

Dia da criança, e dia de vir embora da praia, acordamos cedo demos uma "geral" na casa, dei mamá ao bebê, fechamos tudo, checa todos os cadeados, liga alarme....quem tem casa no litoral sabe todo o "esquema de segurança" para garantir que as Tvs de LED, aparelhos mega modernos de som, piscina as camas estejam lá quando você voltar. Tudo pronto Enzo dormindo...hora do almoço....hummmm vamos passar no Mc Donalds e comer um lanchinho e ganhar bichinhos fofinhos.

Cidade vazia, todo mundo se recuperando do show de Ivete no dia anterior, (não, não fomos ao show da Ivete) nem gosto muito do seu tipo de música, mas até valeria a pena pela artista que ela é, gosto dela como pessoa, mas fora de cogitação né. Abrindo um parênteses bemmmm grande....((((((( Show que eu gostaria muuuuuuitoooooo de ter ido e fiquei tristinha por não tê-lo feito foi o do Bon Jovi que rolou dia 06/10 em Sampa, mas tudo bem, tudo pelo pequeno.))))).  Voltando...Paramos o carro a um quarteirão do Mc, e lá fomos nós...

Coloca nenê no sling (dormindo), compra lanchinho, senta para comer, a essa altura ele já estava acordadinho, até sentei de costas para um vidro que dava para a rua para ele ficar admirando a paisagem, batatinha vai, batatinha vem, derepente, ouço uma metralhadora....prumprumprummmmm...é...Enzinho soltou um cocô bomba, e não parava mais...sorte que eu já estava terminando meu lanche e o barulho do lugar não deixou que a simpática moça da mesa ao lado ouvisse o barulhão que o menino fez (é bebê não faz cocô silencioso...pelo menos não o meu!!!). Terminamos o lanche, eu me levanto e vou analisar se existe trocador no lugar, pergunto para o "guardinha do banheiro" - manja aqueles lugares que você tem que pagar R$1,00 para usar o banhiro??? pois é...era lá.- :
- Moço tem trocador aí?
Ele responde:
- Não tem não.
Hummm...papai logo responde:
- Vamos trocar no carro.
- Então vamos né....trocar na mesinha do Mc Fomes não rola né.

Fomos para o carro, coloca o trocador no banco traseiro, abaixa na calçada, toda desajeitada, e começa o troca-troca...cocozão daqueles, tudo melecado, malabarismo para tirar o lencinho do pacote com uma mão só - nunca sai um só, sai sempre aquela tira com 10 pelo menos um grudado no outro - papai abaixa ao lado e segura as pernas do nenê para mamãe conseguir tirar os lencinhos e derepente, sinto aquele quentinho na mão.....éééééé nenê fez xixi....

- pausa -

Porque eles adoram fazer xixi quando estão sem as fraldas?????

- despausa-

Mamãe corre com o lencinho que acabou de soltar da longa tira e consegue conter o vazamento, antes que escorresse para o banco do carro bem no lugar que titia ia sentar!! Uffa...
Levanta com as pernas doendo da posição ingrata da troca, coloca a calça no nenê de pé mesmo, e bora para casa de bumbum limpinho.

Depois disso só rindo mesmo, e registrando no blog para não esquecer jamé.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mais uma viagem

Aproveitamos o feriadão e rumamos à praia...nosso recanto especial. Amo amo amo amo praia, nem que seja para não colocar o pé na areia, como aconteceu nas duas últimas vezes que estivemos lá, mas vale muito a pena pelo passeio por si só.
Fez um frio lascado, apesar do solzinho no domingo, e como sempre, na terça dia de ir embora, aquele solzão de rachar côco...Levei váaaariaasss roupinhas de calor para o baby, achando que ele ia botar bracinhos e perninhas para fora, mas não rolou...ainda bem que levei roupas para frio também senão tinha congelado o pequeno. Aliás, a malinha dele está ficando maior que a minha e do papai (é..conseguimos dividir a mesma mala para viagens pequenas) e olha que eu sou "econômica" na hora de viajar e levar tralhas, mas para ele não dá para economizar nas roupinhas, senão a gente passa aperto. E agora, com a fase da alimentação, alguns acessórios também são necessários como copinho, colherzinha, peneira...etc....
Desta vez, dispensamos o carrinho de passeio, e levamos apenas a cadeirinha de balanço que ocupa muuuitooo menos espaço no porta-malas. Decidimos que ele dormiria conosco na cama de casal, e nossa, talvez não tenha sido a melhor opção, pois o pequeno é bem espaçoso, e abria os bracinhos no meio da cama, ocupando quase ela toda, o resultado foi mamãe e papai quebrados no outro dia, por não dormir direito, preocupados em não "atropelar" os bracinhos e mãozinhas do pequeno durante a noite. Da próxima vez, temos que arrumar outra alternativa, talvez os colchões no chão, e um colchão de solteiro ao lado para ele ter seu próprio espaço, ou um berço daqueles desmontável (e pequeno) para levar para lá e para cá. Outro acessório que foi bastante útil, foi a babá eletrônica, como a casa tem dois pavimentos, eu conseguia colocá-lo para dormir tranquilo no quarto, enquanto fazia as refeiçoes no andar de baixo ouvindo tudo pela babá.
O importante é que é muito gostoso ver a carinha dele descobrindo novos lugares, novas cores e isso o deixa muito feliz e a nós também. O papai aproveitou e brincou bastante com o pequeno, além de ser nosso churrasqueiro oficial...(praia=churrasco).

Olha eu pronto para a viagem!!!

A nova especialidade do papai "Costelinha suína ao barbecue" yummmmmm (pena que ainda não tenho dentinhos)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Consulta dos 5 meses

Hoje tivemos consulta, e está tudo ótimo com o Enzo. Tirando que ele não dormiu a noite toda e não deixou ninguém dormir...acredito que eram gases, pois a cada acordada ele soltava uns bons puns. A médica mandou suspender a frutinha quando acontecer isso até voltar ao normal. Acho estranho ser a fruta, pois ontem ele comeu maçã, que já havia comido outras vezes e nada aconteceu. Mas, que foi alguma coisa que ou ele ou eu comemos...isso foi...

Ele engordou bem menos este mês e está com 7.290kg e 65cm, cresceu apenas 1cm...percebi que não tinha crescido muito pois muitas roupinhas M que achei que perderia logo ainda servem, e pasmem..ele tem 2 bodys PP que ainda servem....uma maravilha esses bodys da Puket, crescem junto com a criança ;-). Estamos usando fralda M e sapatos 16, essa coisa de tamanho de roupa é mesmo uma bagunça né...tem uns bodys G que a manga fica 3/4....e outros que estão enormes, vai entender.

Voltando à alimentação, com 6 meses já posso apresentar os salgados a ele, mas ainda mantenho apenas o lanche da manhã com a fruta, e o almoço salgadinho. Para a papa salgada, a Ped. me indicou colocar sempre um pedaço de carne/frango, 1 carboidrato (arroz ou macarrão), 1 legume (batata, mandioca, mandioquinha, cenoura..etc.), 1 folha de verdura (couve, espinafre, etc...), se a carne não tiver gordura, colocoar um fio de óleo de soja, e um tiquinho de nada de sal e algum tempero (cebola, alho) que não deve ser dado a ele por enquanto, é só para dar um sabor. E sempre apresentar um tipo de cada vez, para identificar quaisquer problemas. E por falar em problemas, ele está com uma assadurinha no bumbum, acredito que tenha sido a banana que soltou bem o intestino dele, e deve ter causado isso. Vou prestar mais atenção da próxima para confirmar. Depois dos 7 meses, já posso introduzir o jantar e o lanche de fruta, ficando a alimentação a cada 2 horas, sempre intercalando com uma mamada.



Espero que esta noite ele durma bem....papai e mamãe agradecem ;-)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

As frutinhas

Por enquanto dou apenas no lanchinho da manhã, e o Enzo já experimentou algumas frutas nesta ordem:
  • Suco de laranja lima;
  • Maça raspadinha;
  • Mamão amassado;
  • Banana prata passada pela peneira.
Ele não apresentou alergia a nenhuma delas, pelo menos não percebi nada de diferente, apenas o mamão acho que causou algum desconforto intestinal nele, pois no dia que dei, ele acordou de madrugada e não dormia nem por decreto, foi assim das 2:30 ás 5:00 da matina, e no outro dia o cocôzinho dele era mamão puro...acho que ele comeu demais e o sistema digestivo não processou direito.

Eu sei que a médica mandou dar as frutas em pequena quantidade, então da maça eu dei 1/4  no outro dia ele comeu quase metade, a banana dei metade, e o mamão uma fatia fina até...e ele gostou tanto que eu não podia sair de perto com o pratinho que ele reclamava, querendo mais.

Na verdade acho que meu filhote vai ser bom de garfo, pois tudo que é diferente e que vai à boca ele fica querendo mais, até com a vitamina (que é ruim pra dedéu) ele fica fazendo biquinho querendo mais e na maior alegria quando vê o babador e a mamãe com um pratinho na mão...ahh muleke!!

Essa semana iremos na médica e vou ver com ela se podemos aumentar as doses para lanchinho da manhã e da tarde com frutinha, acho que ele iria ficar felizinho em comer coisas diferentes mais vezes.