Demorei, mas resolvi escrever o meu "relato de parto"...acho que esta é uma parte importante da vida do Enzo e ficar registrado aqui, será uma bela maneira de lembrar desse momento.
Como quem me conhece sabe, estive em dúvida sobre o tipo de parto desde o início, no fundo queria um parto normal, mas morria de medo, por várias razões, e a mais complicada delas, seria a distância entre a minha casa e o hospital...+/-1hr sem trânsito e até umas 3hrs com trânsito, fora o medo da dor, do parto em si...etc..etc... Mas para quem perguntava eu dizia sempre que o Enzo nasceria da maneira que ele quisesse, e que fosse melhor para ele.E lógico que eu sempre conversei com ele pra que nascesse num final de semana, sem chuva e de madrugada...hehehe.Havia até muita torcida para que eu agendasse uma data mas eu resisti até o fim.
No dia 13/04 tive consulta com a GO, onde ela agendou meu início de licença para o dia 26/04 uma segunda-feira. Combinei com meu gerente que trabalharia até a quinta-feira 22/04 e já ficaria em casa a partir da sexta 23 pois tinha várias coisas para resolcer neste dia. E assim foi...trabalhei na quinta e fizemos um almoço despedida no Outback (chique no úrtimo), comi pacas que nem consegui jantar.
Dia 23-sexta
Acordei cedinho, fui á cabelereira fazer uma escovinha básica e as unhas, já que a tarde faria uma sessão de fotos que ganhei de uma loja de artigos para bebês, na qual eu ganharia um poster e poderia mandar fazer o book, como eu já queria mesmo fazer o book mas tinha deixado passar o tempo (já tinha até desistido de ir atrás), resolvi fazer esse que caiu no meu colo. Bom, correria total, saí do salão e fui direto para Alphaville pois tinha consulta às 12:00hs. Fui na consulta e seria a primeira vez que faria exame de toque para saber como etava dilatação e tals, e para minha surpresa e da médica também, já estava com 1cm de dilatação e o Enzo encaixadinho, segundo a médica o parto poderia ocorrer a qualquer momento ou em até 15 dias (eu havia lido em algum lugar que nesses casos pode demorar até 1 mês) então estava super tranquila. Ela me explicou que por conta do exame, poderia ocorrer um pequeno sangramento, e eu iria perceber uma coisa estranha na calcinha nos próximos dias que seria o tal do tampão, que sai dias antes do bebê nascer. Orientaçòes dadas, sobre dores, contatos e tudo mais, sai do consultório, liguei para o Marcos para avisar que o Enzo chegaria a qualquer momento. Ele já estava a caminho para me acompanhar nas fotos. Então fui até o centro comercial, almocei, fui ao salão, fiz uma depilaçãozinha básica e me encontrei com ele para a sessão de fotos que seria por ali mesmo.
Durante a sessão de fotos, a fotógrafa estava toda preocupada com as poses, pois uma outra mamãe que fez as fotos com ela, teve bebê no mesmo dia às 37 semanas...enquanto estávamos lá chegou uma outra moça com um bebê de 11 dias, que nasceu de 37 semanas...e essas 37 semanas já estavam me assustando...pois EU estava de 37 semanas...Mas eu estava super bem e fazendo caras e bocas para as fotos. Terminada a sessão, finalmente fomos para casa. Já em casa, ao ir ao banheiro, percebi um sanguinho na calcinha, até aí tudo bem...tudo correndo como a médica havia dito.
Durante a madrugada, tive uma bela de uma dor de barriga...e como o Marcos estava na mesma situação, achei que foi algo que havíamos comido.
Dia 24 - Sábado
Acordamos cedo, pois tínhamos várias coisas para resolver...fomos ao centro de Jundiaí comprar um colchão para colocar na cama auxiliar do quarto do Enzo, passei pela Marisa, para comprar umas coisinhas para minha mala da maternidade (que não estava pronta ainda) e voltamos para casa. Dormi um pouco e acordei quando o telefone tocou e era nossa sobrinha avisando que um dos cachorros não estava bem e precisava ir ao veterinário...pegamos o bichinho e fomos ao veterinário (ressaltando... eu dirigindo), cachorrinho examinado, precisávamos correr para levar um exame de sangue numa loja de animais no centro...e lá fomos nós...chegamos a loja já estava quaaaseee fechada...eram 19:00..ufa conseguimos! Na volta paramos num posto de gasolina e eu desci para pegar cigarro para o Marcos (que vicio horiiivveeellll) , na volta para o carro, senti como se estivesse fazendo xixi de pouquinho...falei para o Marcos: "Está vazando alguma coisa..." fomos para casa...no meio do caminho, senti um baita xixizão que molhou minhas calças inteiras...parecia uma cachoeira....e eu sentadinha no banco do carro....pegamos então o tapete de trás do carro e colocamos para "proteger o banco" (o tapete estava limpinho tah!!... fora ser uma otima dica...). Então aí sim tivemos certeza que a bolsa havia estourado....liguei para a médica e avisei o ocorrido, e ela me disse para seguir para o hospital, pois a bolsa havia estourado e precisaria me internar...aiaiaiai...
Chegando em casa foi aquela correria...eu super tranquila, achando que tinha um tempão ainda até o bebê nascer e tals....devido vários relatos de partos mega demorados...eu não estava com muita pressa de ir para lá...então fui terminar de arrumar a minha mala, tomei um banho e durante o banho comecei a sentir as contrações...vinham como uma cólica forte, que logo passava...me troquei e seguimos para o hospital...durante o caminho as dores foram aumentando e aumentando...e em algumas eu não conseguia falar o Marcos ficava doido pois me perguntava alguma coisa e eu não conseguia responder...e ele cada vez mais nervoso...a 1000km por hora na Bandeirantes, dando farol até pra carro da polícia...heheheh
Chegamos no hospital por volta de 8:50...fui direto para a recepção da maternidade, e novamente estava com vontade de ir ao banheiro...ainda perguntei para a recepcionista se eu poderia, ela me disse que sim...enquanto isso liberavam uma maca na triagem para mim...saí do banheiro e fui derito para lá...onde me entregaram aquela camisolinha fofys...umas pantufinhas...e eu vendo estrelinhas a cada contração...quando a enfermeira me examinou...6 cm de dilatação...isso eram umas 9:10...ela logo ligou para minha médica que disse estar a caminho...e logo me levaram para o centro obstétrico...quando foi tudo tão rápido que eu não conseguia pensar em nada...nesse meio tempo, o Marcos ficou fazendo a minha internação e sumiu...me levaram para a salinha e nada da minha médica chegar....e a dor aumentando...novo exame...9 cm. A médica chega...apenas ela (nada do resto da equipe...)...ela liga para o anestesista e ele diz estar a 20 minutos do hospital...e eu dizendo que não aguentaria mais nem 2 minutos...então resolvem chamar a anestesista de plantão...um anjo naquela hora...ela fez a anestesia e parecia que eu estava no céu...aquela dor insuportável passou considerávelmente...sentia alguma coisa ainda mas muito fraquinho...eu perguntava pelo Marcos e elas diziam que ele já estava vindo...
Somente depois da anestesia foi que deixaram ele entrar...aí fiquei mais tranquila...e começou a sessão de fazer força..eu ainda sentia as minhas pernas, mas não sentia as contrações vindo..a anestesista foi imprescindível pois ela ficava com a mão na minha barriga, me dizendo quando deveria fazer a força..e eu acho que ainda fiz muita força errada...hehehe pois por um tempo nada do bebê nascer...até que peguei o jeito da coisa..e a médica disse..."Faz força beeemmmm grande senão terei que usar o forceps...." nessa hora deu um gelo...pois não queria isso, então eu fiz uma forçona bem grande umas duas ou três vezes e pluft o menino nasceu..eram 10:15!! Nem acreditei...que ele já estava entre nós, colocaram ele no meu colo e fiquei abestalhada...sem reação...levaram ele para fazer os primeiros procedimentos e o Marcos foi junto...depois o trouxeram já mais limpinho de touquinha, ficamos curtindo ele um pouquinho e depois levaram novamente para o berçario...enquanto isso a médica foi terminando os procedimentos comigo...e eu ainda fiquei na sala com as enfermeiras, batendo um papo até me liberarem para o quarto...fomos para o quarto eram umas 11 e pouco...quando foi quase 12:00 a enfermeira veio tranzendo-o para o quarto e nos deu umas noções básicas de cuidados com o bebê, assim como explicações de como amamentar e tals.
A primeira noite foi cansativa...pois não consegui dormir até que a enfermeira veio umas 4:00 da manhã para que eu tomasse um banho..sei lá parece que a nossa adrenalina vai a mil e ficamos super ligadas...e não conseguimos descansar. Depois do banho parece que saiu uns 10kg dos meus ombros e consegui descansar até umas 6:00 quando veio o bebê novamente para o quarto e logo em seguida o café da manhã e remedinhos...
Recuperação
15 dias após o parto os pontos já estavam Ok, e eu super bem...10kg a menos dos 15kg ganhos durante a gestação. Em casa contei com a ajuda da minha sogra durante a primeira semana e da minha irmã em 3 semanas seguintes...foi muito bom, pois pude me dedicar apenas ao pimpolho, deixando as coisas da casa por conta delas. Ainda hoje, a casa fica pra depois. A prioridade é sempre o baby.
Avaliação do hospital
Fui muito bem atendida desde a recepção do hospital até a saída...todas as enfermeiras super atenciosas deram dicas muito importantes, que utilizo até hoje. Lá nos ensinaram a dar banho, o pai quem deu o primeiro banho no baby e depois vieram ao quarto me ensinar. Recebi várias dicas de amamentação, e inclusive uma enfermeira fazia questão de ver o baby mamando pra saber se estava certinho, acredito que isso foi muito importante para que meus seios não rachassem e a amamentação ocorresse de maneira tranquila. No geral, minha nota é 10.
Confiram em breve a versão do pai sobre o parto ;-)