sexta-feira, 30 de julho de 2010

A hora do sono....

Já faz algumas semanas que estou tentando implantar uma rotininha para a hora do sono, visto que nosso pequeno nos "enrrola" no período que achamos que uma criança deveria estar dormindo, que é entre as 20:00 e as 23:00 horas....no início essa "enrrolação"  ia até as 24:00...01:00 da manhã. Então digamos que já tivemos um beeelooo de um progresso!!!

Para que ele deixasse de nos enrrolar até a meia noite, comecei a fazer a rotina do banho, casa escurinha, nada de barulho...por volta das 9/10 da noite...mas ele continuou chorando emburrado até pelo menos 23:00, 23:30....Aí, andei lendo nos fóruns da vida, que essa rotina do sono deveria ser feita mais cedo, por volta das 19:00...Tentamos por uma semana inteirinha...já no primeiro dia, quando deu 20:00 ele estava adivinhem só...dormindo!!! Fiquei tão, mas tão feliz!!! Imaginei que acordaria por volta das 22:00, 22:30 para mamar e continuaria no seu belo soninho...que nada, acordou 20:30...meia horinha de sono só. Acordou e não quis mais saber de dormir. Continuei tentando....e tentando...e nada, o mais cedo que conseguimos foi 22:00.
Ontem resolvi mudar um pouco...dei mamá as 20:00 e o banho às 21:00...e não é que 21:30 ele estava dormindo?? Acordou por volta das 23:00 para mamar, mamou e já capotou, depois acordou às 5:20 da matina para o café da manhã, troquei a fralda, enrrolou uns 30 minutinhos e dormiu novamente até as 10:00...uma coisa linda de ver :-).
Mesmo antes, na enrrolação para dormir, ele já estava fazendo esses intervalos maiores entre as mamadas...6/7 horas no primeiro intervalo, depois mais 4hrs, e depois 3hrs. As 7 horas de intervalo conseguimos em alguns dias apenas, mas na maioria tem sido 6. E durante o dia, continuamos de 3 em 3hrs, às vezes 2 horas e meia e seguimos assim. Vou continuar essa semana com o banho por volta das 21:00, e vou adiantando um pouquinho nas próximas para ver se consiguimos colocá-lo na cama mais cedo.
Um dos problemas também, é que ele costuma brigar com o sono, até durante o dia, só que durante o dia ele dá umas resmungadas, e quando você vê já dormiu. Mas a noite...parece que a briga é um pouco mais demorada e fazer o menino se desligar tem sido um pouco difícil. Mesmo o banho às vezes parece deixá-lo mais agitado ao invés de acalmar, mas vamos tentando.
Até arrumei milhares de musiquinhas calminhas do tipo caixinha de música que ele adora, durante o dia basta ligar o som e deixá-lo no berço que ele fica um bom tempo se divertindo sozinho, e às vezes até dorme.
Uma coisa que ajuda também a pegar no sono é a cadeirinha de balanço...acho que com isso acabei criando um problema...ele gosta de dormir balançando, mas não posso deixá-lo viciar nisso...já pensou quando estiver maior??? Então, vou variando nos modos de fazê-lo pegar no sono....hora na cadeirinha, hora no carrinho balançando, hora parado, hora sozinho, hora no berço...e por aí vai...será que estou fazendo da maneira correta?

E vocês? Tem alguma dica para os pequenos "desligarem"?

Um comentário:

  1. Vixe... coisa dificil essa...
    Eu tenho dois maiores de 10 e 14 anos e nunca consegui fazer eles dormirem cedo...
    mas quero ver se com o Renzo adoto uma postura diferente..

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz em receber seu comentário. Obrigada!!