quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sobre enxoval e acessórios bebezísticos

Tudo começa na gravidez, quando começamos a montar o enxoval, e todo mundo diz, "não compra muita coisa, porque perde logo", ou "não compra isso ou aquilo, porque usa pouco"...aqui vou enumerar algumas coisas que percebi na minha loooonga experiencia de 2 meses..hihiihi. Eu sei que cada bebê é único e cada mãe prefere tratar de uma maneira diferente, mas segue minha opinião sobre alguns assuntos:

As Roupinhas

No primeiro mês nunca são demais! O tamanho RN usa sim...pelo menos durante quase 1 mês e meio o Enzo usou, dos 2950kg a 4150kg aproximadamente. É lógico que os macacões se perdem mais rápido do que os bodys e mijões ou conjuntos de calça e blusa. A quantidade varia de acordo com a sua capacidade de frequentar a máquina de lavar durante a semana...então no primeiro mês ter várias peças de body/mijão e macacão é muito bem-vindo...pois ainda estamos nos acostumando ao ritmo do bebê, eles aprontam mais de fazer xixi na hora da troca e molhar tudo em plena madrugada, as fraldas podem vazar com mais facilidade pela nossa inexperiência e por ai vão várias e várias roupinhas, e se você não tem que as lave a todo momento,  provavelmente seu estoque vai acabar em menos de uma semana!!!

Num segundo momento, mais ou menos o que vivo agora, vale sempre dar uma repassada nas gavetas de tamanhos maiores, pois o tamanho da etiqueta nada tem a ver com o tamanho da roupa...dessa forma, separar as roupas pelo tamanho marcado na etiqueta, pode te fazer perder algumas, simplesmente porque o bebê está usando P, e o body M ou G de tal marca, mais parece um RN e quando você vai usá-lo simplesmente não serve mais! O mesmo vale para os macacões, o melhor para estes casos é pendurá-los em cabides por ordem de tamanho (comprimento) e nunca confie no seu olho, pois o que para você parece grande, pode não estar servindo mais no seu bebê, então sempre experimente aquelas roupinhas maiores para se certificar de que não servem ainda!

Percebi também que perdemos primeiro os macacões, pelo seu comprimento, depois os bodys, pois ficam apertadinhos para colocar os bracinhos do bebê, prefira os feitos em malha com mais elasticidade, pois tem uns que não esticam de jeito nenhum e esses perdemos mais rápido. E, por último os mijões, que não perdemos nenhum até agora.

Sapatinhos - Como no início, a maioria dos macacões têm pézinho, os sapatos são dispensáveis...a não ser que você tenha vários macacões e conjuntinhos sem pé, eles podem ser úteis, acredito que para bebê que nascem no verão as sandalinhas sejam úteis, pois as roupinhas curtas precisam de um "acabamento" ou deixamos aqueles pézinhos de bisnaguinha, que dá vontade de morder de fora para todo mundo ver e ficar com vontade de morder também.

Luvinhas - eu sinceramente acabei não usando muito, um dia desses que estava muito frio e o baby com as mãozinhas bem geladinhas que não esquentavam de jeito nenhum, foi que arrisquei colocar e ele nem reclamou, mas também não resolveram muita coisa.

Meinhas - Usa bastante também, mesmo não usando sapatos, os pézinhos precisam estar quentinhos né.

Cobertor - Gentem, cobertor de microfibra é tudibom!!! Não sabia que existia até que comprei um, achando que era fininho e não esquentaria nada....me enganei grandão!!! Eles são uma delícia de fofinhos, não fazem muito volume  e esquentam muuuuitooooo. Comprei outro porque 1 só não dá pra nada, sujou já era, e o baby anda com ele o tempo todinho.

Fraldas - Por enquanto não tenho muito o que dizer das fraldas, usei apenas Pampers New Baby (RN), ótima por sinal, usei dois pacotes de 20 cada, como o Enzo nasceu pequeno, poderia até ter usado mais a XP e tal, mas como não tinha em casa, pulei logo para a Turma da mônica Soft Touch P, que tem a modelagem menor, dessa usei 4 pacotes de 50 e pouquinho aí pulamos para a Pampers Total Comfort P, que é um pouco maior, até ficava meio larguinha, mas nada demais, estamos nela ainda, mesclando com a Supersec básica (pacote vermelho) M, essa é um pouco mais plastificada que as outras, mas a parte interna, que fica em contato com o bebê é igual a Total Comfort a diferença é que ela aguenta menos tempo de xixi, então usamos ela durante o dia e a Comfort a noite. Tenho ouvido falar bem da Personal baby, mas ainda não encontrei para testar.

Fraldas de pano - Tenha váaaaaarias, porque usa muuuiiiitoooooo mesmo. Eu prefiro as grandes, mas é bom ter grande, pequena, média....

Lenços Umedecidos - Tenho usado o Turma da Monica verde huggies quando saímos, porém percebi que o Enzo tem alergia a ele, o bumbum dele fica bem vermelhinho depois de usar e parece uma assadura. Por isso em casa continuo usando algodão (em disco, daqueles para o rosto) e água morna.

Toalhas - No início usei as toalhas-fralda, mas agora prefiro as toalhas mesmo com  capuz, que dá para enrrolar bem para sair do banho e não pegar friagem (prefiro as maiores e mais fofinhas), e uso a toalha fralda para secar as dobrinhas, o cabelo...

Higiene - Estamos usando sabonete líquido, achei muito prático para a hora do banho, mas tenho aguns em barra que não testei ainda...quando acabar o líquido partirei para esses. E dura bastante viu, ainda estou usando um que ganhamos na maternidade da Johnson. Para o cabelo, shampoo amarelinho da Johnson e também a colonia Johnson baby que é bem gostosinha. Estava qurendo esperimentar a colonia Mamãe e Bebe da natura, mas estou a procura de alguma alma caridosa que queira nos presentear :-).

Unhas - Pelo menos uma vez por semana tenho que cortá-las e uso o cortadorzinho, e tem que ser com ele dormindo, pois as mãozinhas não param quietas!!! Já do pézinho demora um pouco mais pra crescer então é mais fácil. Não me atrevi ainda a tentar a tesourinha, acho que é mais fácil de machucá-los com ela.

Sugador de nariz - Nunca usei...uso o bom e velho cotonete quando tem alguma cataca, e quando ele esta congestionadinho, uso Rinossoro que dilui o catarro e ele engole. Essa foi a orientação da Pediatra, pois o segundo ela, o sugador pode machucar o narizinho deles.

Cotonetes - Uso muito...aqueles para bebê eu uso para secar a orelhinha por fora, e o normal para limpar o narizinho.

Banheira - Como não tínhamos muito espaço no quarto, comprei uma banheira simples, e também o suporte daqueles de armar, assim armamos/desarmamos quando necessário e não ocupa tanto espaço. O suporte é supre útil, apesar de ainda acharmos um pouco baixo...dá uma dorzinha nas costas segurá-lo na altura padrão hehhe.

Termômetro de banho - Compramos depois e achei bem útil, pois não deixa dúvidas quanto à temperatura da água.


Acessórios Extras

Aquecedor a óleo - Compramos logo depois que ele nasceu, pois fez uma semana de muito frio e foi extremamente útil. Ainda usamos para aquecer o quarto antes do banho e nos dias/noites mais frios.

Cadeirinha Fischer Price - Comprei faz umas duas semanas e é muito útil, pois ele pode ficar quietinho ali, e ainda se balançar sozinho hehehehe. Fora que o massageador dá uma força para a liberação dos puns..hihih

Móbile - Ele adooraaaa, mas o meu é de corda e acaba a música rapidinho, e dá-lhe correr para dar corda antes que ele comece a reclamar. Acho que o melhor mesmo são aqueles a pilha, com controle remoto :-)

Acho que é isso...se alguém lembrar de algum item, ou tiver algum dúvida, pode perguntar :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz em receber seu comentário. Obrigada!!