quinta-feira, 1 de abril de 2010

A saga da vacina

Pois é gentem...finalmente hoje consegui tomar a vacina contra o H1N1.
Desde segunda-feira, estou pulando de galho em galho à procura da versão para gestantes da vacina (Laboratório Butantan - sem adjuvante).
Em todos os postinhos por onde passei só havia disponível a vacina do laboratório GSK (com adjuvante) e apesar de muito pesquisar e ler a respeito das versões da vacina, e até mesmo da minha médica dizer que poderia tomar a versão com adjuvante, fiquei com o pé atrás...Por que haveria uma versão especial da vacina para crianças e gestantes então, se todos me diziam que poderia tomar qualquer uma???
Pois é...no primeiro postinho em que passei (lá de Várzea Paulista), a enfermeira chegou a preparar a vacina, (isso porque eu tinha perguntado antes se tinha a de gestante)...quando tive que perguntar pela segunda vez pra ela me dizer que aquela era a "com" adjuvante, fui obrigada a recusar a vacina, visto que em tudo que eu havia lido até o momento dizia que não poderia tomar aquela versão. A explicação dela foi de que a diferença entre uma e outra era somente o tal adjuvante, que fazia com que uma durasse 24hrs após aberta e a outra 7 dias....não engoli...e não tomei.
Depois procurei um outro posto de saúde, desta vez perto do trabalho (Vila Madalena), chegando lá a primeira coisa que fiz foi perguntar sobre a vacina disponível...e mais uma vez a moça disse que só havia a do laboratório GSK e que a do Instituto Butantan não estava vindo mais. Desisti mais uma vez.
Então resolvi pesquisar um pouco mais, além de falar com minha médica...e ela dizer que realmente poderia ter tomado a versão com o adjuvate...enfim...
Procurando e procurando, achei um documento bem esclarecedor aqui no site do CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica.
Resolvi que hoje seria a última tentativa, e se não tivesse mesmo a versão sem adjuvante (teimosa eu né???), tomaria a com adjuvante, pra me livrar logo desta pendência. E, para minha surpresa, enquanto aguardava para tomar a vacina, o posto (na Av.Queiroz Filho-Lapa) estava cheio de criancinhas fofas aguardando sua vez de entrar na agulha, a enfermeira veio logo dizendo que hoje tinha a versão "boa" da vacina, a tal do Instituto Butantan, que é mais líquida e dói menos na aplicação, e que haviam chegado 180 doses dela pela manhã...achei uma quantidade bem pequena, já que esta também é a versão para as criancinhas que estão em maior número.
Resumindo saí de lá feliz por ter tomado a vacina "certa".

2 comentários:

  1. Hum, então a versão de gestante dói menos? Já é algo motivador pra procurar bastante, não? rsrsrs

    Beijos nossos pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, bom eu acho que tomei a GSK mesmo. Minha médica também disse que não havia problema. A do Butantan não é especialmente para grávidas, porém mais recomendada. A que tomei deixou meu braço doloridooo, mas só!!
    De resto, tudo normal graças a Deus!
    Acredito que não haja muita diferença não, digo de risco e tals. Acho que uma das maiores diferenças é que uma precisa ser diluida e o tempo de conservação.
    Bjos

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz em receber seu comentário. Obrigada!!