sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Consulta dos 3 meses

Está tudo ótimo com o Enzo, ele cresceu e engordou mais um pouquinho, está com 60cm e 6.060kg. Isso prova que realmente os hábitos alimentares mudaram, porém ele continua ganhando peso normalmente. A Pediatra disse que é absolutamente normal ele mamar mais rápido nesta fase, pois ele está mais fortinho e suga mais rápido também. E que, a partir do próximo mês ele começa a engordar menos também, já pensou engordar 1 kg por mês, uma criança de 1 ano pesaria 15kg em média!!!!
Perguntei sobre banho de sol, pois eu NÃO estava saindo com o Enzo para tomar solzinho....achei que isso era só no início por causa da Icterícia, mas NÃO é....todo bebê novinho deve tomar banho de sol, antes das 10:00 da manhã ou depois das 4:00 da tarde, por uns 5 minutos pelo menos ao dia. Porém temos um problema relacionado ao inverno...aqui em casa o horário que bate sol na sala/quarto onde eu poderia colocá-lo de bracinhos e perninhas de fora para tomar o solzinho mais protegido, é bem o horário em que o sol não é permitido, entre 12:00 e 15:00...e antes das 10:00 e depois das 16:00 está ventando bem geladinho lá fora, impróprio para um bebê ficar "peladinho"ao sol...então, ela nos indicou uma vitamina, que fará o mesmo efeito do Sol.
Ela também me ensinou as técnicas de "desafogar" o bebê quando ele engasga...pois esses dias ele engasgou e eu fiz como haviam ensinado no hospital, porém o bixinho demorou a voltar...ela nos disse que, neste caso depois de colocá-lo de lado, limpar a boca retirando o leite/'água, com a cabeça mais alta que o corpo, caso o bebê não volte a respirar, o correto é colocá-lo de barriga para cima deitadinho na cama, e abrir a boquinha, e com a nossa boca, pegar o nariz e a boca deles, e ASSOPRAR para encher mesmo o pulmãozinho. (A tonta aqui achava que devia "sugar" ao invés de "assoprar".). Depois disso, se o bebê não voltar, ai deve ser feita uma massagem cardíaca mesmo, em menor intensidade devido ao tamanho do bebê...e alguém ligar para o 190, pois quando chega a aprecisar de massagem é porque a coisa está feia messsmooo. Ela também disse que nunca devemos virar a criança de cabeça para baixo, ou deixar a cabeça mais baixa que o corpo, pois se o engasgo foi com líquido, a criança botará  tudo o que estiver no estômago para fora, e pode se engasgar ainda mais. Lembrando que, essas orientações foram para engasgo com líquidos, cada pediatra tem uma orientação, então, pergunte sempre ao seu pediatra como proceder nestes casos.
Perguntei também sobre alimentação com sólidos, ela me disse que o melhor é aguardar os 6 meses para introdução dos alimentos, pois é quando geralmente as crianças já começam a ter dentinhos, mas que aos 4 meses já podemos começar com as frutinhas e sucos. Vou aguardar a próxima consulta para mais orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito feliz em receber seu comentário. Obrigada!!