quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quarto mesversário e as vacinas

Ontem Enzinho completou seu quarto mês de vida. Passou muito rápido. Ele está cada dia mais esperto, e ontem, para minha surpresa, ele descobriu como fazer o guarda-chuvinha que fica pendurado na cadeirinha tocar a musiquinha...tomei até um susto, pois estava preparando o banho no quarto, derrepente ouço a musiquinha tocar, fui correndo ver e estava ele segurando a alcinha do guarda-chuva muito fofo. Ele também descobriu como brincar com os elefantinhos, e parece querer pegar tudo que esteja perto dele.

Para comemorar, ele teve que tomar vacina (coisa mais chata do mundo, no seu "dia" ter que tomar injeção). Pois bem...agendei na clínica a vacina pentavalente para a parte da tarde, pois seria quando a médica estaria lá para aplicar, e deixei para ir no posto depois de tomar a Penta. Resultado, cheguei no posto e estava "fechado para reunião de pessoal". Aí deixei para tomar as outras vacinas hoje pela manhã. Mas, na hora da aplicação da Penta, o Enzo travou a perninha e sangrou bastante, ele chorou bastante também...tadinho. Depois ele ficou tranquilinho, viemos para casa, e lá para umas 19:00 esse menino abriu o berreiro e nada o fazia parar, a perninha dele estava doendo muito, não podíamos encostar, ou quando ele esticava aiaiaiai...tivemos que ficar segundo-a dobradinha, assim não doia, e fazer vários malabarismos para trocar a fralda e dar mama sem mexer muito a perninha...dei um pouco de tylenol para ver se aliviava a dor e só depois de um bom tempo que parece ter funcionado. Ele dormiu por volta de 22:00 e foi tranquilo até as 5:00..(ufa). Então hoje, testei a perninha e não doia mais, mexi bastante, apertei e nada de dor, então resolvi que poderia tentar dar as outras vacinas hoje, pois a Pneumococo também é injeção (já pensou se ontem ele tivesse tomado as duas??? Ia ficar travadinho tadinho!!). Então fomos nós logo cedo no postinho para tomar as duas vacinas que faltavam...a Pneumococo e a Rotavírus, chegando lá a moça viu que ele já havia tomado a Penta, e quando viu que havia sido ontem...ela disse: "Ele não pode tomar as vacinas hoje...." Aí perguntei o porque, ela me disse que elas devem ser tomadas todas no mesmo dia, senão uma pode interferir no efeito da outra. Ela até procurou naqueles zilhões de manuais sobre vacinas se poderia tomar, mas disse que realmente não poderia...e marcou as vacinas apenas para daqui 30 dias.
Então mamães...dêem sempre todas as vacinas no mesmo dia, mesmo que o posto esteja fechado...procure outro que possa atendê-la. Ainda não engoli totalmente essa coisa de só daqui a 30 dias, mas vou confirmar com a Pediatra (que é super envolvida com esse lance de vacinas do governo) se não tem problema realmente ele ficar esses 30 dias sem a vacina.
...
Ah, enquanto ele ainda estava bonzinho (antes dos ataques de choro) resolvi fazer um bolinho para comemorar...mas acabou que não foi uma boa idéia, pois o bichinho ficou tão mals que não tinha clima para comemorar nada...:-( Acabei deixando para hoje...e...ele já dormiu...papai não chegou ainda do trabalho...vou ter que cortar sem parabéns mesmo...senão teremos um bolo passado na geladeira. Para registrar a tentativa de comemoration, aí vai a fotinho do bolo nada profissa made by me (and Dona Benta Rá).


Ps: Bonito não ficou, mas resolvi experimentar antes de postar e yummmm tah gotosooo..:-)

Um comentário:

  1. Que dòòòòò... Tadinho dele... o pior é que quando eles aprendem essas coisa - como travar as perninhas - eles nao esquecem mais....

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz em receber seu comentário. Obrigada!!