quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cadeirinha ou bebê conforto?

Resolvi fazer um post sobre isso pois é um assunto muito importante para as mamys motorizadas e, com essa nova lei que obriga a utilização da cadeirinha, talvez seja útil para alguém.

Desde a gravidez, optamos por comprar uma única cadeirinha daquelas de 0 a 25kg, achando que o bebê conforto seria desnecessário, e mais um trombolho bebezistico a ficar empatando algum espaço pouco tempo depois do bebê nascer. Então escolhemos este modelo aqui (Neo Matrix da Burigoto 0 a 25kg), pois na época foi o que nos pareceu o melhor custo-benefício.

Pois bem, a cadeirinha é realmente ótima e super confortável, só que existem algumas coisas nela que atrapalham a vida de qualquer mãe e pode causar uma boa dor no pescoço dos pequenos babys viajantes.

  • Ela é uma cadeirinha grande, portanto o carro também tem que ter um bom espaço, senão nem passa pela portade trás.
  • A cadeirinha deve ficar virada de costas para o motorista, e como o banco de trás tem uma inclinação para o "encaixe" do nosso bumbum quando estamos sentados lá, acaba que, mesmo ela estando na sua inclinação máxima (posição adequada para bebês até 1 ano) ela fica simplesmente "reta", e deixa de ter essa tão importante função. E aí, o que acontece com o pobre coitado do bebê que está na cadeirinha?? Quando ele dorme a cabeça cai para frente e você fica ao volante desesperado pensando em como arrumar aquilo, ou em como colar a cabeça da criança na cadeira para que não caia para frente e causar um belo torcicolo no pequeno, ou então não ficar chacoalhando a cada buraco ou lombada que você passa.

Mais ou menos isso aqui.


  • Outro grande problema é o tamanho do cinto de segurança traseiro, que nesta posição, deve dar a volta pela cadeirinha e nem todos os modelos de carros possuem cintos longos a ponto de se conseguir prender a cadeirinha corretamente;

  • A posição na qual o cinto passa pela cadeira, fica atravessado na sua frente, atrapalhando tirar e pôr a criança na cadeirinha. Mais ou menos assim ó:
Ou seja, se você está em dúvida entre cadeirinha e bebê conforto, sem dúvidas compre o bebê conforto e deixe a cadeirinha para quando a criança estiver maior e ela possa ser fixada de frete, assim a inclinação dela fica correta e o cinto vai prendê-la corretamente.
É claro que em alguns modelos de carro nada disso deve ocorrer, mas acredito que nos populares e carros menores, isso deve acontecer em muitos casos. Essa é a minha opinião com base no que vi, não comprei bebê conforto, portanto não sei dizer quais são seus "contras" (que só descobrimos usando), mas acredito que ele seja uma opção mais confortável para os pequenos.

A Mari do Viciados em Colo, fez posts bem informativos a respeito da nova lei. Quem quiser saber um pouco mais passa

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Batizado

O final de semana foi correria total...
No sábado fizemos o cursinho na parte da tarde, deixamos o baby com a minha mãe e lá fomos nós, eu, papai, padrinho e madrinha. Deixa que haviam nos dito que o curso ia das 15:00 às 17:00, entonces era só dar um mamá antes de sair e outro na hora que chegasse. E não é que deu 17:00hrs e nada, 17:30 e nada...o tal do curso foi até as 18:00!!! E todo mundo querendo sair correndo porque o menino devia estar morrendo de fome. A sorte foi que mamys fez Enzinho durmir e ele havia acordado minutos antes de chegarmos e nem reclamou, óia que lindeza.
Depois de alimentar o pequeno e comprar as coisas para o almoço do domingo, ainda fomos ao hospital visitar minha sobrinha, que trouxe ao mundo a pequena Giovanna no sábado mesmo, tadinha chegamos lá umas 20:00hrs e ela havia acabado de chegar no quarto, depois de passar por uma cesárea. Eu sei que a etiqueta das mamães nos pede que se dê um tempo para a mãe e bebê pelo menos nas primeiras horas antes de visitar né...mas aconteceu que a cirurgia atrasou (algumas horas) e acabou que achamos que chegaríamos lá e ela já estaria tranquila, mas a bebê nem tinha ido pro quarto ainda. Mas Gigi nasceu linda e saudável, e tivemos o prazer de conhecê-la pessoalmente.

No domingo acordamos super-ultra-mega cedo pois o batizado foi em Guaru-city, a 1hr da minha house, e dar banho, tomar banho é um processo lento com um baby. Mas deu tudo certo, chegamos cedinho e deu tempo até de ajudar a mamys com os preparativos do almoço.
Não fizemos grandes comemorações, apenas um almocinho diferente do macarrão-de-todo-domingo e um bolinho pra comemorar com direito a parabéns (oii???) e tudo. O parabéns, digamos que foi pra comemorar os 5 meses né gentem!
A cerimônia do batizado foi bem legal, eu nunca havia participado de uma, (exceto a minha) mas não me lembrava nem um pouco de como era...achei super bacana, e tranquila, já que não haviam muitas crianças, apenas 7, além do mais o Padre foi super compreensivo e disse para irmos apenas no horário do batizado, que geralmente acontece após a missa, pois ficaria muito pesado para as crianças assistir missa e batizado, e a certa altura seria um chororô generalizado.
Enzo se comportou super bem na igreja, e na hora do sal e da consagração à Maria ele estava capotadinho, pois de costume é seu horário de soneca. E na hora da águinha na cabeça ele estava dando risadinha para o pai...pode??? Enquanto as outras crianças abriam o berreiro, ele estava curtindo um monte. Depois fomos para casa da mamys, encher as pancinhas pois já estavam todos azuis de fome.

Enzo de roupinha nova e tão branquinha. 

Momento que considero o principal do batizado. Benção com a água.

 Momento do sal, e ele dormindinho no colo da Dinda.

Vovó Lourdes, Vovó Rosa, Tia Alde, Padre, Mamãe, Enzo, Papai, Dinda Roseli, Dindo Edinho e o Miguel correndo na frente de todo mundo e tocando o terror durante a cerimônia, Ah, Faltou o Tio Adailton, autor da foto. :-)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quinto mêsversário, vacinas e o tombo

Hoje Enzinho completa 5 meses. Ele está cada dia mais lindo (mãe babona), interage muito mais conosco, dá altas gargalhadas quando brincamos com ele e cada dia descubro uma nova coisinha que o faz rir um monte, essa é a parte mais gostosa de ter um baby em casa e acompanhar cada novo sorriso, cada novo gritinho, cada novo gesto. Dia desses eles nos brindou com os gritinhos de alegria, e conforme eu ia "respondendo" aos gritinhos dele, mais ele se animava e continuava na "gritaria". Ele está se desenvolvendo super bem, e está quaaaaseeee sentando, com apoio, claro. Rola para lá e para cá quando deitado, mas ainda não vira de bruços sozinho, mas quando o viramos, ele consegue se desvirar na boa.


....

Pela manhã fomos ao posto tomar as vacinas que faltaram no último mês, conforme contei aqui. Fui morrendo de medo que ele travasse a perninha e ficasse dolorido, mas graças a Deus foi bem tranquilo, a enfermeira aplicou bem rápido e ele chorou só um pouquinho. Até agora nenhuma reação. Na saída do posto, a pata aqui imaginem só se estatelou no chão...desci o degrau que dava na calçada, e para minha surpresa, havia um belo buraco bem na frente, pisei no dito cujo, virei o pé e caí de joelhos no chão, sorte que consegui cair direito...(como se cair fosse certo)...e o Enzo ficou firme no meu colo e nem se assutou com o tombo da mãe, aliás ele nem percebeu que eu caí. Ainda bem que consegui segurá-lo...na hora me preocupei mais com ele do que comigo.... O resultado, bem...o resultado é que estou com o joelho esfolado, isso porque estava de calça jeans, imagine se fosse um tecido mais fino???

Hoje era dia de começar com as frutinhas, mas como ele tomou a vacina do rota vírus, que pode dar desconforto intestinal, achei por bem adiar a estréia nas frutinhas, pois não saberia se a reação era da vacina ou da fruta. Mas já passei no mercado e comprei algumas para dar essa semana, amanhã começaremos com o suquinho de laranja-lima, espero que ele goste!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Será dente???

Enzo tem ficado bem malinha esses dias....
Chora chora chora...coisa que ele não é de fazer. Descobriu que o berço é lugar de dormir, e é só colocá-lo lá para abrir o berreiro, o mesmo acontece com a cadeirinha, com a minha cama, ou seja...ele não quer ficar sozinho em nenhum local em que costumáva colocá-lo para fazer alguma coisa, mesmo estando por perto.

Esses dias mesmo ele acordou de madrugada chorando...coisa que não fazia há algum tempo. Dei mamá e ele dormiu novamente, tudo bem podia ser fome....mas ontem mesmo, ele dormiu após o banho e o mamá...e meia hora depois acordou novamente chorando....e não há Cristo que o faça se acalmar, a única coisa que o faz fechar os olhinhos é o mamá. Será que ele está me usando de chupeita???? Será? Será????
Niná-lo no colo nem pensar...ele se contorce inteiro e se irrita ainda mais....

Fora isso, percebo ele extremamente irritado durante o dia, enfiando a mão praticamente inteira na boca, quando não é a dele, ele puxa a minha e começa a morder meu dedo, com uma força!!! E junto a isso, ele não consegue dormir durante o dia, ou seja, tenho uma criança duplamente irritada, de sono e de gengiva coçando!!!

Agora peguei um mordedor que ganhamos na maternidade, daqueles com água dentro e deixei bem geladinho e dei pra ele morder..não é que ele curtiu??? Pena que não tem cordenação ainda para segurar corretamente na boca, mas quando não consegue colocar na posiçào de morder ele lambe igual sorvete...eheheh

E vocês o que estão fazendo para acalmar as ferinhas??

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fim de semana agitado

Aliás não só o fim de semana como a semana passada inteira também. Tadinho do Enzo, ás vezes penso que estou exigindo demais dele, tirando-o da nossa casinha e das suas coisas.
Domingo quando chegamos, ficou bem nítido o quanto ele se sente feliz quando chega em casa, o chororô passa e ele abre aquele sorriso. Mesmo tendo que sair para resolver váaaaarias coisas, tento deixá-lo ao máximo na casa da minha mãe para que ele não se canse tanto, e para que possa descansar um pouco e não ficarmos naquele: tira nenem do carro-coloca nenem no carro.
Porém ele ainda não se acostumou com o barulho...ele se assusta demais com qualquer risada mais alta e isso faz com que ele não consiga tirar sonecas gostosas durante o dia quando estamos lá. Aqui em casa é super tranquilo e só tem barulhos quando há mais gente em casa além de eu e ele (além de passarinhos cantando e cachorros latindo). Ainda assim, tomamos o maior cuidado, pois sabemos que ele assusta com qualquer batida de porta.

Estou pensando em fazer um treinamento intensivo de barulho com ele, pois quando eu tiver que voltar a trabalhar ele terá que ficar com a minha mãe, e vai ter que acostumar com a barulheira da casa dela (gente falando alto, priminhos gritando, ônibus passando, avião...e por aí vai). Falei que vou começar a gritar em casa, e a dar festas todos dias..hehehehe. Ele até gosta de barulho, só que quando é constante, por exemplo uma música alta, ele até dorme. Agora se tiver uns Tam Tam, do nada na música mais alto que o resto o menino pula.

Domingo fomos num almoço na casa do meu irmão, comer uma feijuca (que estáva ótema por sinal), comemorar seu aniversário, e tinha um sobrinho dele lá. Gentem, o menino gritava, e cada grito dele era um pulo do Enzo no nosso colo. Pelo menos ele conseguiu tirar uma sonequinha de uns 40 minutinhos, mas de portas fechadas, longe da bagunça. Depois acordou e tivemos que ir embora logo, pois ele estava bastante irritado.

Mas achei que hoje, ficando em casa, ele ficaria melhor, porém ele ficou o dia todo meio irritado, sem querer dormir direito, acordando chorandinho....estou desconfiada da vitamina nova que comecei a dar ontem para ele, pode ser que esteja causando algum desconforto...(ou será que foi a feijuca?)...bom amanhã vou fazer um teste, e não vou dar a vitamina para ver se ele fica mais tranquilinho.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Consulta na Pediatra - Alimentação

Hoje tivemos mais uma consulta com a Pediatra, está tudo ótimo com o menino, ele cresceu 4cm e engordou 820 gramas, então estamos com 64cm e 6.880kg...achei que já teríamos ultrapassado a barreira dos 7kg, mas me enganei...na verdade a balança do hospital+roupas me enganaram, mas tudo bem, o importante é ele estar saudável.
A boa notícia é que a partir dos 5 meses já posso/devo começar a dar frutinhas/suquinhos para ele. A orientação da médica foi a seguinte:
- Dar a fruta sempre amasadinha com o garfo, ou em forma de suco. Mas o ideal mesmo é a fruta amassada, pois misturada com água dilui os nutrientes;
- Testar uma fruta de cada vez, e observar as alterações no cocô, caso dê dor de barriga/vômito, suspender a fruta e ficar uns 2 dias só no leite até normalizar;
- Nunca bater no liquidificador, pois a criança deve aprender a mastigar (quando tiver dentes) e engolir. Se for muito líquido ela vai beber apenas e não vai aprender a mastigar corretamente;
- Sobre a banana, ela disse que a banana tem liga, e que causa ansia nas crianças, então para tirar essa liga, ela deve ser amassadinha e passada pela peneira;
- O melhor horário é entre as mamadas pela manhã, pois se houver alguma reação ela pode ser observada no meio da tarde, e não no meio da madrugada.
- Começar sempre em pequenas quantidades, por exemplo uma banana, utilizar 1/3 da banana, em forma de suco, apenas 10ml e depois conforme a necessidade vai aumentando a quantidade.

Estou ansiosa para começar as comidinhas, e espero que ele goste das novidades do mundo gastronomico. Sei que dará um pouco mais de trabalho, mas será uma ótima oportunidade para que eu comece a comer melhor também, pois sou uma lástima para comer frutinhas e coisinhas saudáveis e sei que eu e o papai seremos seu exemplo neste quesito, então bora comer coisinhas naturebas para que  Enzo cresça com hábitos saudáveis também.

domingo, 5 de setembro de 2010

E o resultado foi....

Super positivo!! Enzinho dormiu a noite toda, acordando apenas as 6:30 da manhã para mamar! Um pouco antes do habitual, mas já é de grande valia! Tanto é que hoje estamos tentando novamente. :-)

Nosso menino está se tornando um homenzinho, e já deu um grande passo para sua independência, dormindo no seu próprio quartinho!!

O próximo passo é conseguir fazê-lo pegar no sono mais tranquilamente no próprio berço. Durante o dia ele já faz isso, mas á noite...o bixo pega. Mas vamos tentando.

sábado, 4 de setembro de 2010

Dormindo no berço!

Hoje estamos fazendo a primeira tentativa de noite inteira no berço...ele pegou no sono na nossa cama, e eu o transferi para o berço a quase uma hora, estou aguardando mais uma horinha para fazer a mamada dos sonhos, e deixá-lo lá pelo o resto da noite....babá-eletrônica a postos, e papai na cama auxiliar só para garantir (detalhe ele já está para lá de bagdá...heheheh).
Aproveitamos que a nossa hóspede de todo dia (longa história) não veio hoje, e o quarto está livre para nossos experimentos e um sono tranquilo do pequeno.

...

Tenho conseguido fazer a mamada dos sonhos na última semana e tem dado certo, ele só acorda lá pelas 7 da manhã do outro dia, hoje por exemplo acordou às 8:00 uma maravilha!!! Faço assim...por volta das 8:00 da noite a última mamada, quando ele está dando sinais de sono, ou coloco ele no carrinho, ou na nossa cama, para que ele pegue no sono (geralmente demora um pouco, resmunga, às vezes chora, mas sempre tem eu ou papai por perto). Por volta de 10:30 /11:00 pego ele e só de colocar perto do "tetê" ele já faz boquinha e mama dormindo mesmo, depois arrota e puf no carrinho novamente, como se nada tivesse acontecido!

Amanhã eu conto como foi essa primeira noite de tentativas.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como estamos...e a hora do sono parte IV

Melhorando....minha renite também atacou e meu nariz quase caiu..hehehe. Enzo também melhorou, mas ainda tosse de vez enquando, estamos fazendo uma Umidificação caseira...fervo água e coloco no balde algumas vezes durante a noite, ou então coloco a chaleira cheia de água e deixo fervendo pra fazer bastante vaporzinho, e claro sempre monitorando para não deixar acabar a água.
Ontem saímos à procura de um umidificador de ar, mas é um objeto praticamente impossível de encontrar nas lojas físicas, a solução foi apelar para a internet mesmo, pena que demora para chegar....
...

Estamos descobrindo que o Enzo não quer que o "façamos dormir", ele fica extremamente irritado se o colocamos no colo para ninar, ou alguma coisa do tipo. A solução tem sido colocá-lo no carrinho ou no berço e deixar que ele encontre seu tempo de "apagar", algumas vezes ele fica bem irritado e reclama bastante antes de achar alguma coisa (leia-se fralda, travesseiro ou qualquer coisa que encoste na boca) para fazer chup-chup e dormir...quando ele começa a se torcer para trás e procurar o chup-chup, é batata que daí dois minutos ele apaga. Ele também dorme coma cabecinha totalmente torta...e não adianta consertar, porque minutos depois você volta e lá está ele todo tortinho!

Olha só como ele dormiu hoje á tarde...


Fiquei até com medo dele estar sufcando no protetor do berço, mas ainda tinha espaço para respirar...arrumei ele no travesseiro...e quando voltei..estava do mesmo jeito. Ah..menino!