Desde a gravidez, optamos por comprar uma única cadeirinha daquelas de 0 a 25kg, achando que o bebê conforto seria desnecessário, e mais um trombolho bebezistico a ficar empatando algum espaço pouco tempo depois do bebê nascer. Então escolhemos este modelo aqui (Neo Matrix da Burigoto 0 a 25kg), pois na época foi o que nos pareceu o melhor custo-benefício.
Pois bem, a cadeirinha é realmente ótima e super confortável, só que existem algumas coisas nela que atrapalham a vida de qualquer mãe e pode causar uma boa dor no pescoço dos pequenos babys viajantes.
- Ela é uma cadeirinha grande, portanto o carro também tem que ter um bom espaço, senão nem passa pela portade trás.
- A cadeirinha deve ficar virada de costas para o motorista, e como o banco de trás tem uma inclinação para o "encaixe" do nosso bumbum quando estamos sentados lá, acaba que, mesmo ela estando na sua inclinação máxima (posição adequada para bebês até 1 ano) ela fica simplesmente "reta", e deixa de ter essa tão importante função. E aí, o que acontece com o pobre coitado do bebê que está na cadeirinha?? Quando ele dorme a cabeça cai para frente e você fica ao volante desesperado pensando em como arrumar aquilo, ou em como colar a cabeça da criança na cadeira para que não caia para frente e causar um belo torcicolo no pequeno, ou então não ficar chacoalhando a cada buraco ou lombada que você passa.
Mais ou menos isso aqui.
Outro grande problema é o tamanho do cinto de segurança traseiro, que nesta posição, deve dar a volta pela cadeirinha e nem todos os modelos de carros possuem cintos longos a ponto de se conseguir prender a cadeirinha corretamente;
A posição na qual o cinto passa pela cadeira, fica atravessado na sua frente, atrapalhando tirar e pôr a criança na cadeirinha. Mais ou menos assim ó:
Ou seja, se você está em dúvida entre cadeirinha e bebê conforto, sem dúvidas compre o bebê conforto e deixe a cadeirinha para quando a criança estiver maior e ela possa ser fixada de frete, assim a inclinação dela fica correta e o cinto vai prendê-la corretamente.
É claro que em alguns modelos de carro nada disso deve ocorrer, mas acredito que nos populares e carros menores, isso deve acontecer em muitos casos. Essa é a minha opinião com base no que vi, não comprei bebê conforto, portanto não sei dizer quais são seus "contras" (que só descobrimos usando), mas acredito que ele seja uma opção mais confortável para os pequenos.
A Mari do Viciados em Colo, fez posts bem informativos a respeito da nova lei. Quem quiser saber um pouco mais passa lá